A importância das qualidades de um e-professor não difere de qualquer outro tipo de professor. Para ser considerado excelente é necessário considerar três aspectos fundamentais:
1. Gostar dos alunos, conhecer a matéria a leccionar, ter desempenho pedagógico ser motivador, avaliador de aprendizagens;
2. Mesmo não sendo um perito em tecnologia, o professor deverá ter acesso a hardware adequado e ter conhecimentos técnicos capazes de fornecer entendimento e aprendizagem online;
3. Deverá, ainda ter em conta o desafio criado pela própria tecnologia e as suas modificações e novas formulas, em especial as designadas Web2, sendo capaz de inovação e adaptabilidade.
A estas qualidades acrescenta-se as referenciadas em Brooks & Brooks (cf. Tam, 1999) (*2) :
1. Incentiva a autonomia do estudante;
2. Aceita essa autonomia;
3. Utiliza uma variedade de materiais;
4. Encoraja os estudantes a usá-los;
5. Incentiva os estudantes a utilizarem o diálogo com o professor e com os outros estudantes;
6. Estimula os estudantes a colocarem perguntas que levem à reflexão;
7. Avalia os estudantes de acordo com a perspectiva colaborativa da aprendizagem;
8. Promove o bom relacionamento entre os estudantes;
9. Utiliza metáforas.
Webografia:
(1) Texto C - Terry Anderson (2004) - O Processo de Ensino num Contexto de Aprendizagem Online Documento PDF
(2) http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/682/1/LC420.pdf (20-04-2010)
segunda-feira, 19 de abril de 2010
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