Salmon (2000) (*1) refere a existência de um processo progressivo de moderação, por parte do professor online. Neste sentido, desenvolveu um modelo para e-moderadores constituído pelas seguintes fases:
• Motivação; onde se privilegia as questões técnicas e a estimulação social dos estudantes, de forma a criarem presença virtual e partilha da informação;
• Pontes; entre ambientes culturais e sociais de aprendizagem; continuidade da socialização;
• Troca de informações; o professor facilita a aprendizagem através da moderação de temas e do esclarecimento;
• Construção do conhecimento; momento em que os alunos de forma individual ou colaborativa se centram no entendimento dos temas abordados e construção de projectos;
• Desenvolvimento; Nesta fase os alunos geram trabalhos finais e são responsáveis pela sua própria aprendizagem e do grupo a que pertencem.
Embora este modelo seja de grande utilidade para planificar as actividades online por parte do professor, há que ter em conta experiências e conhecimentos anteriores dos alunos no mesmo contexto, pois existirão aqueles que estarão à vontade relativamente ás questões técnicas e sociais e outros não. A “quebra de gelo” enunciada na fase de “Motivação” e “Pontes” Salmon (2000), poderão parecer menos significativas para alunos “adultos ocupados” mais ansiosos em iniciar as aprendizagens mais significativas.
Em todo o caso este modelo, como qualquer outro, deverá ser ajustado consoante cada comunidade virtual de aprendizagem, além de que o papel do professor online é transcendido, pelo conhecimento prévio por parte dos alunos das ferramentas tecnológicas.
Webografia:
(*1) Texto C - Terry Anderson (2004) - O Processo de Ensino num Contexto de Aprendizagem Online Documento PDF.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
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